sexta-feira, 4 de março de 2011

(ANTIGAMENTE) ANESTESIAS PERIGOSAS



* CLOROFÓRMIO - Um anestésico eficiente, o clorofórmio ou triclorometano, composto químico de fórmula (CHCl3) é um líquido incolor e volátil. Ele é um anestésico externo sendo muito tóxico se ingerido ou seus vapores aspirados. Sua ação anestésica ocorre devido ao fato deste ser muito volátil, desta forma ele absorve calor da pele, a qual tem temperatura diminuída, então os nervos sensitivos que mandam as informações ao cérebro ficam inativos e a sensação de dor é diminuída. Atualmente, sua principal aplicação é como solvente. Também é usado como matéria-prima para a produção de outros compostos.Pela sua propriedade característica de causar várias desordens coronárias, foi paulatinamente abandonado pelos médicos, substituindo-o por outros analgésicos mais eficazes.Pela sua propriedade característica de causar várias desordens coronárias, foi paulatinamente abandonado pelos médicos, substituindo-o por outros analgésicos mais eficazes.
Pode ser fatal se for aspirado ou inalado. Causa irritação à pele, olhos e trato respiratório. Afeta o sistema nervoso central, rins, sistema cardiovascular e fígado. Pode causar câncer dependendo do nível e duração de exposição.
* ÓXIDO NITROSO (GÁS HILARIANTE) - O gás hilariante ou óxido nitroso, nomenclatura química, foi decoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley, mas suas propriedades anestésicas só foram constatadas em 1799, por Humphry Davy que sugeriu, o nome de gás hilariante, pois quando trabalhava no Pneumatic Institute, criado na cidade de Bristol, no sul da Inglaterra, para investigar as propriedades terapêuticas de diversos gases que vinham sendo descobertos na época. Davy estudava os efeitos fisiológicos do óxido nitroso quando inalado, pelos visitantes do Instituto, as pessoas riam, portanto ele o chamou de gás hilariante.
Ele é um gás incolor, não inflamável e de odor ligeiramente doce.Hoje, sabe-se que o óxido nitroso é um anestésico fraco, que pode ser usado em intervenções cirúrgicas rápidas, pois sua inalação prolongada e repetida pode causar problemas sérios. A idéia de que o gás provoca o riso decorre de um dos sintomas de sua inalação: contrações de alguns músculos da face, que criam uma expressão risonha.Após o estado de euforia inicial, a inalação do gás provoca náusea, sonolência, falta de coordenação motora, desorientação e falta de apetite.Houve casos de mortes durante a inalação do gás hilariante, porém estas mortes deveu-se a abusos, como pôr a cabeça em sacos plásticos contendo o gás ou usar grande quantidade do gás dentro de carros fechados. Portanto as mortes não foram causadas somente pela toxicidade dessa substância, mas pelo fato de a pessoa não receber oxigênio suficiente. Além disso, estudos comprovaram que esta substância tem capaciddade danificar células do cérebro.É utilizado na oftalmologia e cirurgia como anestésicos, e na ginecologia e dermatologia na fabricação de cremes. Outro uso bastante conhecido do gás hilariante está na fabricação de granadas usadas por forças policiais para reprimir desordens e manifestações civis. Ele ainda é utilizado no Odontologia mas com muito cuidado e somente em certos casos.E no automobilismo.
* ÉTER - É uma substância líquida volátil e altamente inflamável. Utilizado inicialmente como anestésico, foi abandonado pelo risco de explosão e dependência!
Causa dependência física e psicológica importante após 30 a 40 dias de uso freqüente.
Junto ao clorofórmio é componente do Lança Perfume, que era usado no Brasil durante o Carnaval através da aspiração em lenços molhados com a substância até que foi proibido.
No Brasil, é vendido em farmácias normalmente misturado ao álcool etílico, devido a sua volatilidade e para evitar usos ilícitos.Muito usado em enfermagem para remover restos de esparadrapo.

2 comentários:

  1. Antes dessa fase, os médicos utilizavam o congelamento, bebidas alcoolicas e por incrível que pareça há registros de pancadas na cabeça quando uma pequena cirurgia era necessária.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o que vi no youtube
    O FEDO NO COLETE DO PASTOR FELICIANO

    outro video é
    Unção do palitó de fogo com pastor Ailt

    ResponderExcluir