segunda-feira, 7 de março de 2011

(TECNOLOGIA) VACINAS


GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO, GRAÇAS À IMUNIZAÇÃO, MUITAS DOENÇAS ASSUSTADORAS FORAM ERRADICADAS : POLIOMIELITE,COQUELUCHE,DIFTERIA,VARÍOLA.
Vacina é uma substância capaz de imunizar pessoas ou animais contra doenças infecciosas causadas por bactérias ou vírus. As vacinas são culturas desses microrganismos que, mortos ou atenuados, perdem sua ação patogênica, mas conservam a propriedade de induzir o organismo a produzir anticorpos contra o agente agressor. Uma vez estimuladas por uma vacina, as células produtoras de anticorpos tornam-se sensíveis ao agente infeccioso e respondem a novas investidas com a produção de mais anticorpos, restabelecendo assim a resposta imunológica. Vacinas de microrganismos atenuados, como a do sarampo, a da hepatite e a da varíola, geralmente produzem uma forma branda ou subclínica da doença. As vacinas de bactérias ou vírus mortos (inativados), como a da gripe, a da raiva e a da febre tifóide, precisam ser administradas em grandes quantidades e produzem resposta imunológica após um período mais prolongado.
História
A primeira vacina foi criada em 1798 pelo britânico Edward Jenner, que observou a proteção duradoura contra a varíola humana produzida pelo vírus da varíola bovina inoculado em pessoas. Em 1881, Pasteur demonstrou ser possível produzir imunidade contra o antraz ou carbúnculo, mediante a injeção de uma cultura atenuada do bacilo causador da doença, comparativamente inofensiva. Quatro anos depois, Pasteur produziu a vacina contra a raiva.
Seguiu-se então uma pesquisa ampla e exaustiva de novas vacinas, que conseguiram controlar antigas pestes. A varíola, por exemplo, foi erradicada mundialmente na década de 1980, após um amplo programa de vacinação. Já as vacinas contra a poliomielite, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a rubéola conseguiram controlar a disseminação dessas doenças nos países desenvolvidos. Também foram descobertas vacinas eficazes contra a febre tifóide, a cólera, a peste bubônica, a tuberculose, a febre amarela, o tétano, o tifo e a hepatite, entre outras doenças.
No fim do século XX, criaram-se novos tipos de vacinas com a ajuda de avançadas técnicas de laboratório. No caso de um agente infeccioso, os pesquisadores puderam identificar os componentes bioquímicos que estimulam a resposta imunológica do organismo agredido. Esses componentes bioquímicos podem então ser sintetizados em laboratório e depois administrados a seres humanos, nos quais atuam como qualquer outro tipo de vacina.
A tecnologia do ADN recombinante representou um grande avanço para esse método, pois permite inserir no ADN de um microrganismo dado -- o vírus da varíola bovina -- o gene que codifica a produção do componente bioquímico causador da imunidade de outro microrganismo. O vírus geneticamente alterado pode então ser injetado em seres humanos e estimular a produção de anticorpos contra ele mesmo e contra o agente infeccioso cujo gene foi a ele incorporado. Essa técnica permitirá que o vírus da varíola bovina, acrescido de fragmentos genéticos dos principais agentes infecciosos, atue como uma vacina viva contra diversas doenças.

AS VACINAS SÃO IMPORTANTES EM QUALQUER IDADE. VACINE-SE! NÃO SE ESQUEÇA...OS ANIMAIS TAMBÉM NECESSITAM SER VACINADOS!
Com tecnologia pioneira na produção de vacinas, o Brasil é destaque mundial na fabricação de substâncias imunobiológicas, que abastecem o sistema público de saúde e são exportadas para mais de 70 países.
• Fiocruz e Butantan são destaques em pesquisa e produção de vacinas
Entre os líderes em tecnologia está a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e fabricação de grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade da Fiocruz que responde pela pesquisa e fabricação de vacinas é o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).
O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), que também faz parte da Fiocruz, no Rio de Janeiro, é um dos maiores e mais modernos centros de produção da América Latina. É responsável pelo fornecimento de oito das 12 vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.
Atualmente, estão em fase de desenvolvimento em Bio-Manguinhos outros cinco imunobiológicos: a pentavalente brasileira (DTP/HB/Hib), meningite-B, meningite-C, dengue e melhoria da vacina febre amarela.
As vacinas tetravalente (coqueluche, difteria, tétano e hemófilo-b) e pentavalente (que inclui as anteriores e mais a hepatite B), produzidas em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina contra febre amarela são desenvolvidas com tecnologia brasileira. O agente imunológico já é aplicado e produzido em outros países, após transferência da tecnologia brasileira.
Em 2009, 128,7 milhões de doses de vacinas virais e bacterianas foram distribuídas ao sistema público de saúde, o que representa mais de 57% da demanda total do Brasil. Em 2010, a oferta de vacinas para o Ministério da Saúde cresceu 11% em relação ao ano anterior. A produção excedente é fornecida a instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Unicef, que juntas representam 71 países.
Outros órgãos
Além da Fiocruz, o Brasil possui outros órgãos que se destacam na pesquisa e fabricação de imunobiológicos, como o Instituto Butantan, maior produtor nacional de soros e vacinas. Ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é responsável pelo fornecimento de produtos imunobiológicos à rede nacional, como a Influenza A (H1N1), Hepatite B, Raiva em cultivo celular e DTP. O Butantan ainda desenvolve um trabalho de referência na pesquisa científica de animais peçonhentos.
Pesquisas para fabricação da vacina contra a dengue também estão sendo feitas no Brasil. Em parceria com um laboratório francês, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) coordena os primeiros testes do produto, que será capaz de imunizar contra os quatro tipos da doença detectados até hoje. As primeiras doses já estão sendo testadas em seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário