sexta-feira, 4 de março de 2011

MINEIROS DO CHILE - TECNOLOGIA SALVANDO VIDAS


OS 33 MINEIROS CHILENOS QUE FICARAM PRESOS POR MAIS DE DOIS MESES, A QUASE 700 METROS SOB A TERRA, NA MINA SAN JOSÉ NO NORTE DO CHILE, FORAM SALVOS. SALVOS GRAÇAS A QUEM? GRAÇAS A TECNOLOGIA. VAMOS PENSAR UM POUCO! SE ESSES MINEIROS TIVESSEM SIDO SOTERRADOS HÁ UNS 40 ANOS ATRÁS, COM CERTEZA UM SALVAMENTO ESTARIA FORA DE COGITAÇÃO. VAMOS VER A CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS, PARA CHEGARMOS A UMA CONCLUSÃO:
AGOSTO
- 5: 33 mineiros ficam presos na mina de ouro e cobre de San José (800 km ao norte de Santiago), após um desabamento.
- 6: O presidente chileno, Sebastián Piñera, garante que seu governo fará "tudo o humanamente possível" para resgatar os sobreviventes.
- 7: Novos desabamentos bloqueiam as tentativas de resgate e exigem a busca de novas alternativas.
- 12: O ministro da Mineração, Laurence Golborne, estima que são "escassas" as probabilidades de se encontrar alguém com vida.
- 22: Os 33 mineiros são encontrados com vida graças a uma sonda, após 17 dias sem contato. Em uma mensagem escrita avisam que "os 33 estão bem".
- 23: Recebem os primeiros suprimentos por meio de um duto de 12 cm de diâmetro.
- 25: As autoridades anunciam que os "33" sabem que o resgate será lento, de três a quatro meses. Primeira troca de correspondência entre os mineiros e seus familiares.
- 26: A TV difunde as primeiras imagens dos 33 homens e de seu refúgio sob a terra.
- 29: Primeiros diálogos por telefone com familiares e mensagem de apoio do Papa. O refúgio é deslocado para uma parte mais seca da mina.
- 30: Começa a perfuração do primeiro duto de resgate, por uma perfuratriz Strata 950
SETEMBRO
- 4: Mineiros e familiares conversam por videoconferência.
- 5: Início do segundo duto de resgate, chamado de Plano B, por uma perfuratriz T-130.
- 17: A T-130 chega aos mineiros a 630 metros sob a terra, mas o diâmetro do duto precisa ser ampliado para a passagem da cápsula de resgate.
- 19: Uma perfuratriz petroleira inicia um terceiro poço, o Plano C, com diâmetro de 66 cm.
- 25: Chega à mina a primeira cápsula de resgate.
OUTUBRO
- 1: As autoridades anunciam que o resgate dos mineiros ocorrerá na "segunda quinzena de outubro".
- 3: O poço (ampliado) mais avançado (Plano B) se encontra a 200 metros dos mineiros.
- 4: O presidente Sebastian Piñera, que tem uma viagem internacional prevista para 15 de outubro, diz que "espera poder resgatá-los antes de partir para a Europa".
- 5: Os familiares fazem um ato para lembrar os dois meses do drama.
O chefe das operações, André Sougarret, diz que a data do início do resgate dependerá do revestimento do duto por uma tubulação metálica.
- 6: A equipe de 16 membros do resgate final é apresentada.
- 7: O ministro Golborne diz que a perfuração chegará aos mineiros no sábado, 9 de outubro.
- 9: A T-130 termina o duto de resgate com o diâmetro final, o que gera imediata celebração entre técnicos e familiares.
O ministro Golborne revela que haverá um revestimento parcial do duto e que será montado um sistema para içar a cápsula, estimando que os mineiros sairão por volta da "quarta-feira", dia 13 de outubro.
- 10: Tem início o revestimento de 96 dos 622 metros do duto para retirar os mineiros.
- 11: Fim do revestimento do duto, em um trecho reduzido para 56 metros.
- 13: O resgate do primeiro mineiro acontece às 00H11, quando Florencio Ávalos, o capataz, chega à superfície, içado pela cápsula. Seis socorristas desceram ao fundo da mina para ajudar na operação. O líder dos mineiros, o topógrafo Luis Urzúa, foi o último trabalhador a chegar à superfície, às 21H55. Duas horas mais tarde a operação foi concluída com a saída do chefe dos socorristas, Manuel González, o último homem a deixar a mina San José.
ENTÃO, PODEMOS CONCLUIR COM TODA CERTEZA QUE A TECNOLOGIA FOI FATOR IMPORTANTE NO SALVAMENTO. A CÁPSULA FOI CONSTRUÍDA COM TECNOLOGIA DA NASA. E NÓS ATRAVÉS DA INTERNET, ASSISTIMOS EMOCIONADOS TORCENDO MINUTO A MINUTO PARA QUE TODOS FOSSEM SALVOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário