sexta-feira, 4 de março de 2011

(TECNOLOGIA) BISTURIS MODERNOS


* BISTURI ELÉTRICO (ELETROCAUTÉRIO)- É um bisturi que corta como o modelo comum, mas está ligado em um gerador de energia de alta freqüência através de cabo apropriado. O outro eletrodo é ligado ao corpo do paciente. Ao cortar o tecido, pode ainda cauterizar, dependendo da escolha do cirurgião. A vantagem está no menor sangramento.
* BISTURI A LASER - Tecnologia ainda em experimentação.Existem algumas vantagens em se utilizar bisturis a laser. Uma delas é que, com seu calor, cauteriza imediatamente o corte, resolvendo assim os problemas da hemorragia e da infecção. Mas não existem aparelhos laser tão reduzidos que possam ser dirigidos manualmente com facilidade.
Devido a isso, constrói-se o bisturi adaptando-se a um laser fixo um dispositivo que dirije seu feixe luminoso para a região desejada. O raio é introduzido em um braço provido de vários dobramentos que permitem rodá-los em vários sentidos diferentes. O conjunto pode, por isso, ser esticado ou dirigido à vontade, apesar de ser composto por partes rígidas. O aparelho assim comprido tem certa semelhança com os braços dos motores usados por dentistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário